
Cris Gouveia (Santo André, 1980) é músico, compositor, educador, escritor e contador de histórias. Desenvolve pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa. Desde 2007 pesquisa e compõe histórias cantadas.
Formado em artes cênicas pela Escola Livre de Teatro de Santo André (2001 - 2004) e em Licenciatura em Música pela Fiam Faam (2017 - 2019)
Já fez apresentações de contação de histórias e shows musicais pelo país, entre Sescs, prefeituras, escolas e feiras literárias.
Entre 2011 e 2013 atuou no programa infantil Quintal da Cultura, (programa ganhador do APCA em 2014), veiculado na TV Cultura e TV Ratimbum, onde interpretava o personagem Teobaldo.
Um dos fundadores do Coletivo Jacaré na Porta, grupo de pesquisa e criação de literatura infantojuvenil. O Coletivo atuou entre 2017 e 2020.
Criador do Um Canto que Conta, canal no YouTube onde apresenta histórias cantadas e contos ritmados. São histórias tradicionais ou criadas por Cristiano, inspiradas em contos, livros, causos, fábulas do Brasil e do mundo.
Já fez direção musical de mais de 20 espetáculos teatrais, para público adulto e infantil, tendo composto mais de 70 canções originais.
Foi professor de música para teatro na Escola Livre de Teatro, entre 2006 e 2011, nas Turmas de Formação e no Núcleo de Teatro de Rua.
Lançou em 2017, em parceria com a ilustradora portuguesa Sónia Borges, seu primeiro livro/cd para crianças, Vermelho de dar dó. O Livro traz um reconto cantado da história clássica da Chapeuzinho Vermelho.
Em 2017 lança o CD infantil Lili Canta o Mundo, em parceria com a cantora Irene Bertachini e a narradora artística Aline Cantia. A obra apresenta poemas musicados de Mario Quintana e outras histórias do poeta.
Em 2018, lança de maneira independente três folhetos de cordel: O Mar do Bicho-preguiça, O Mistério do Jabuti Banguela (inspirado em uma cantiga tradicional da República Dominicana) e A Fábula do Elefante Caolho (inspirado em fábula tradicional africana).
É autor do livro Sete Cordéis para Sete Cantigas, com contos em formato de cordel inspirados em cantigas tradicionais. O projeto foi contemplado com o Edital PROAC de Literatura Infantojuvenil de 2019, e teve seu lançamento em 2020.
Em parceria com a autora Karina Almeida, escreveu o livro infantojuvenil Um Mistério para Januária. O livro, lançado em 2021 pelo Clube Leiturinha, foi premiado com o Edital Federal de criação literária em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil.
Em 2023, lançou o seu mais recente livro infantojuvenil: hi Histórias Encantadas de Pequenos Sambistas. Com ilustrações de Tatiana Móes, o livro apresenta quatro contos inspirados na obra de sambistas brasileiros: Cartola, Clementina de Jesus, Chiquinha Gonzaga e Adoniran Barbosa. Lançado pela Editora FTD.

CRIS
GOUVEIA
Músico, escritor e contador de histórias!